sábado, 3 de setembro de 2011

Gazeta do Povo - Caderno G - Banda ruído/mm lança disco na Casinha (por Rafael Costa)



"O álbum Introdução à Cortina do Sótão traz o grupo curitibano em uma fase de arranjos mais claros e novos elementos

Publicado em 03/09/2011 | Rafael Costa

A banda curitibana ruído/mm (ruído por milímetro, grafado em minúsculas) lança o seu terceiro disco hoje, a partir das 17 horas, no espaço cultural Casinha. O álbum Introdução à Cortina do Sótão, gravado de forma independente e que será distribuído digitalmente pelo selo Sinewave (www.sinewave.com.br), traz seis músicas instrumentais que mostram a banda em uma fase de arranjos mais claros e com novos elementos, mas ainda mantendo as distorções e efeitos das guitarras que caracterizaram a sonoridade do elogiado disco anterior, A Praia, de 2008.

Introdução à Cortina do Sótão traz estruturas mais simples e arranjos mais inteligíveis, com espaço para cada instrumento soar, sem perder a força da “parede sonora” criada pela soma das guitarras do grupo. Do choque entre o clima de meditação preparado por “Ciclotimia” e o peso das distorções em “Zarabatana”, passando pelo clima pop rasgado por mais distorções em “Petit Pavé”, a passagem súbita de momentos de clímax a temas quase despretensiosos é uma das marcas do disco. Vale destacar também os timbres marcantes de teclados e texturas sonoras em “Valsa dos Desertores”, “Esquimó” e a quase balada “O Prestidigitador”. Referências ao jazz e ao estilo tex-mex, por exemplo, caracterizado fortemente por um sample de trompetes, aparecem em formas mais literais no novo trabalho.

“As composições tendem a ser imagéticas – de certa forma, cinematográficas. Pode-se até fazer um paralelo com cortes do cinema. A construção do clima e o contraste causam esse efeito”, explica o baixista Rafael Panke, para quem o “pós-rock” que costuma classificar o grupo aparece em trechos das músicas, mas não limita a sonoridade da banda – que procurou “mais espaço para luz” no novo disco. “Não seguimos postulados. Se achamos que vai soar bem, inusitado, usamos. É intuitivo”, diz.

Serviço:

ruído/mm e Audac. Casinha (R. São Sebastião, 784, fundos). A entrada custa R$ 15 ou R$ 20, com direito ao CD.

Introdução à Cortina do Sótão. ruído/mm. Independente/Sinewave. Rock. GGG1/2"

Nenhum comentário:

Postar um comentário