segunda-feira, 16 de julho de 2012

Defenestrando - Julho do barulho (por Felipe Gollnick)


"Há meses sem fazer shows em Curitiba (o último foi em dezembro de 2011, no próprio Sinewave Festival), o ruído/mm se apresenta sábado no incrível Teatro Paiol. O grupo chega respaldado pela boa repercussão em torno do ótimo cover da música Índios, do Legião Urbana. Sem cerveja, sem conversas paralelas, sem ter que ficar em pé e com a música ganhando a atenção principal, são grandes as chances de que a banda transforme o Paiol em disco voador por alguns instantes. Venha aqui e confirme presença no Facebook.

(...)

P.S: Pensei muito a respeito dessa regravação de Índios pelo ruído/mm e cheguei a alguma conclusão. Talvez eu caia na insistência de falar novamente bem da banda (não faltam comentários elogiosos aos caras aqui no blog) e até em uma afirmação pretensiosa demais, mas penso o seguinte: a nova versão fez com que a música de Renato Russo finalmente fizesse sentido para quem é da atual geração vinte-e-poucos-anos.

Não que as letras e as ideias passadas pelo Legião Urbana não sejam profundas e nem façam sentido, mas ao passar dos anos as mensagens e a musicalidade (esta principalmente) ficaram ultra-datadas e não têm nem de longe o mesmo impacto que tinham nos anos 80 e 90. Neste início de década de 2010, o ruído/mm tira as letras da música, aumenta o drama e quase nos faz entender o que Renato Russo tinha a dizer. Por essas e outras que volto a afirmar que o ruído/mm é uma das melhores bandas em atividade no país, mas tanto essa questão quanto a do Legião Urbana ficam para um outro post.

Mas também é o seguinte: daqui a uns dez anos provavelmente a versão do ruído/mm estará ainda mais datada do que a música original. Talvez.

P.S 2: Legal demais essa espécie de ocupação rolando no Paiol. De uns meses pra cá, o histórico espaço cultural curitibano recebeu shows de Apanhador Só, Felixbravo, Rosie and Me, A Banda Mais Bonita da Cidade & China, Pélico e Anelis Assumpção, e ainda vem mais coisas bacanas por aí. Legal demais ver "os jovens" indo também ao Paiol."

Leia na íntegra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário