segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

BR Press - MÚSICA - Praia ruidosa e curitibana


(São Paulo, BR Press) - A primeira edição do ano do projeto Prata da Casa do Sesc Pompéia apresenta o grupo curitibano ruído/mm – assim mesmo, com letra minúscula. Em show gratuito nesta terça (12/01), 21h a banda aproveita para mostrar o repertório do elogiado disco Praia.
O ano de 2010 promete ser de boas expectativas para o "ruído por milímetro". O grupo está reunindo material para um disco e o show o Sesc marca uma saída da toca, divida entre o estúdio e tempo dedicado a compor.
Atualmente formado por André Ramiro, Ricardo Pill, Giovani Farina, João Ricardo, Rafael Martins e Sérgio Liblik, o ruído/mm lançou em 2008 seu primeiro disco oficial, Praia, pelo selo paulistano Open Field. Mesmo sendo um som instrumental, calcado em texturas de guitarras, distorções e paisagens sonoras, o grupo cativou os ouvidos de críticos e de pessoas que moram fora de sua cidade natal.
Nublado
Praia foi eleito entre os 10 melhores álbuns de 2008 pela equipe do site Trama Virtual e citado por David Byrne, em entrevista na Pitchfork. A praia do ruído/mm, no entanto, não parece ensolarada e sim bem nublada.
Suas músicas são repletas de passagens densas, riffs pesados que se alternam com momentos de contemplação e euforia, mas que cativam o amante de rock experimental eletroacústico, com um pé no shoegaze e outro no minimalismo.
Nova safra
Ao lado do Copacabana Club e Banda Gentileza, com quem dividiram o palco há um ano, na noite Curitiba Vai Pro Inferno, na casa de shows Inferno Club, em São Paulo, o ruído/mm é um destes novos nomes que desponta na capital paranaense.
O show no Pompeia nesta terça servirá para reunir o público cativo e agregar novos fãs para o disco que sai neste ano, revela o guitarrista André Ramiro. O novo álbum do ruído/mm não tem nome ainda, mas está prometido para sair ainda no primeiro semestre. "Após o show em São Paulo, voltaremos para as intermináveis sessões de gravação", diz Ramiro.
Ramiro não esconde a empolgação com o processo de criação do disco, mas se revela cauteloso com os caminhos que eles têm seguido. "Acreditamos no cuidado extremo com a música. Somente ela é capaz de fazer algo pela banda. Temos que esperar esta intuição acontecer de verdade", explica.
Prata da Casa
O Prata da Casa já se tornou uma interessante referência para os apreciadores da nova música nacional. Com curadoria do crítico musical Marcus Preto, o projeto acontece semanalmente às terças-feiras, com entrada gratuita e público garantido. Nas próximas semanas estão agendadas apresentações com Roberta Campos (19/01) e Zé Vicente (26/01).
Entrada gratuita. Retirar ingresso com uma hora de antecedência.
Ouça ruído/mm em http://www.myspace.com/ruidopormilimetro
Sesc Pompéia/Choperia - Rua Clélia, 93; (11) 3871-7700

Nenhum comentário:

Postar um comentário