sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Prêmio Defenestrando 2011 - Categorias Lançamento, Show e Música do Ano


21 jurados, convidados pelo site Defenestrando, votaram em quatro categorias: melhor música, melhor disco, melhor clipe e melhor show. Foi uma grande e grata surpresa ver o ruído/mm nas três em que concorreu. Valeu povo, valeu mesmo! Viva 2011!!!


Lançamento:

Introdução à Cortina do Sótão foi eleito o lançamento do ano! Segundo o site, o disco do ruído/mm "conseguiu mais que o dobro de pontos do que o álbum que ficou em segundo lugar". Uau!

"O grande disco de Curitiba em 2011 é instrumental. Não há letras, palavras, discursos, nem qualquer tipo de fala humana – há no máximo inesperadas aparições de índios eletrônicos em ritual. Não há um simples resmungão, mas mesmo assim as guitarras, o piano, o baixo e a bateria do ruído/mm parecem contar grandes histórias a respeito da vida, da dificuldade de enfrentar seus problemas e da alegria que podemos sentir ao superá-los. Capaz de levar um ouvinte a paisagens longínquas, 'Introdução à Cortina do Sótão' é um disco introspectivo e profundo.
Curiosidade: o disco possui apenas seis faixas, e a primeira delas é uma vinheta de abertura. Das cinco restantes, quatro apareceram entre as dez primeiras na categoria Música do Ano do Prêmio Defenestrando."

Confira aqui os 5 lançamentos mais votados.


Melhor show:

O show do ruído/mm foi considerado o melhor do ano!

"O show do ano em Curitiba não tem vocais. No máximo um ou outro grito de vibração vindo da plateia, que interrompe o estado hipnótico no qual encontra-se o público. Os pedais, por outro lado, estão por todos os cantos do palco. O ruído/mm é uma banda instrumental, mas não sobe no palco pra improvisar do começo ao fim. É milimetricamente preciso, fiel ao proporcionar aos presentes o mesmo tipo de experiência que se tem ao ouvir o disco, só que muito mais intensa. o show do ruído é uma viagem pra dentro de si mesmo, e traz uma fineza pouco comum entre os shows de pós-rock."

Veja o Top 5 de shows aqui.


Música do ano:

Das seis músicas de Introdução à Cortina do Sótão, quatro figuraram entre as 10 melhores de 2011:

"O prestidigitador - ruído/mm
Grande feito: o ruído/mm emplaca – e empata – duas músicas entre as melhores do ano em Curitiba (e há ainda mais “Petit Pavé” e "Valsa dos Desertores", que ficaram em oitavo e décimo lugares, respectivamente). “O prestigitador” é a última faixa da Introdução à Cortina do Sótão e começa com uma sequência suave de piano: um lugar calmo, ensolarado. Este começo é a passagem mais bonita entre todas as músicas gravadas pelo ruído/mm, mas conforme a música passa, a paisagem muda, e acabamos indo parar em algum ponto sombrio e, quem sabe, extraterrestre.

Zarabatana - ruído/mm
“Zarabatana” é a segunda faixa de Introdução à cortina do sótão, o terceiro disco lançado pelo ruído/mm, grupo de post rock instrumental dos pinheirais. Ela começa assim, no meio de uma parede sonora forte, de acordes graves, e vai passando por desertos e tempestades de areia. Há calmarias no meio disso tudo, e no final a música (canção?) vai crescendo até acabar grandiosa. Guitarras e piano concordam: o momento é denso, a situação é complicada, mas há um ressurgir, um reerguer-se. É como se a música, mesmo instrumental, ensinasse: é difícil cair, mas você se levanta muito mais forte."

Veja aqui o Top 5, e aqui o Top 10.

2 comentários: