sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ruído/mm por Felipe Gollnick - blog defenestrando

Terça-feira última, dia 15 do presente mês de setembro do último ano da década de 2000 (do ano de Vossa graça), o Ruído/mm, regularmente comentado neste blog, apresentou-se no Sesc da Esquina, sob a... égide? de ser A Última Praieira.




Explico o parágrafo anterior, de difícil compreensão: ano passado o grupo de rock instrumental lançou o bem-resenhado álbum A Praia. Agora, para encerrar a... turnê? o ruído resolveu fazer uma última apresentação no aconchegante teatro do Sesc da Esquina antes de fazer uma pausa nos shows para a gravação do próximo álbum. Daí o nome "a última praieira". O Defenestrando esteve lá e faz ao leitor um pequeno relatório:

Clima sombrio, luzes escuras. Encanamentos retorcidos como tentáculos pendendo do teto faziam a única decoração do palco. E o som, repetindo os termos, sempre climático, soturno e lúgubre. Mas precioso, sempre polido e, em alguns momentos, pesadíssimo. Desta vertente, estavam lá as paredes sonoras de "Mariachis"; e da polidez, também não falharam o riff limpinho e a sanfona na música que leva o nome deste instrumento. Em "Praieira", mudanças repentinas e alguma violência sonora em nove minutos de música sem voz.
Esquimós têm um costume curioso: homens casados, quando recebem visitas, cedem suas esposas ao hóspede como sinal de boas-vindas. A possível dor e dificuldade de lidar com este incomum hábito é o que parece ser expresso em notas na música "Folk Esquimó", devidamente explicada com esta histórinha após sua execução. Ao final do show, lamentos fogem e até surge alguma alegria em "Folk" (só folk), de levada mais dançante e agradável.

Enfim, showzão. Bom poder ouvir o som do Ruído sentado em uma poltrona de teatro, ambiente muito mais propício à musicalidade do grupo do que barzinhos apertados. Dava para apreciar tudo, do sonoro ao visual, passando pelo climático. Coisa boa de se presenciar.

Agora é esperar o disco novo. Coisa boa deve vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário