quinta-feira, 23 de julho de 2009

Curitiba recebe o Festival Rock de Inverno

por Flávio Laginski - Paraná Online

Preparem os seus ouvidos porque o rock and roll vai aterrissar com força total em Curitiba. Nesta sexta-feira e sábado será realizada a sétima edição do Festival Rock de Inverno - mostra de música independente, o evento que é uma ode ao rock alternativo curitibano.

Criado no ano de 2000 pelos jornalistas Adriane Perin e Ivan Santos, o festival surgiu para dar espaço e voz às bandas independentes. O evento conta com o apoio cultural do Fundo Municipal de Cultura, Livrarias Curitiba, 91 Rock, Era Só o Que Faltava e Influx.

De acordo com Perin, o festival vai contar com 14 bandas provenientes do Paraná, São Paulo e Distrito Federal. A ideia desse evento surgiu para fortalecer a cena rockeira de Curitiba que, segundo a organizadora do evento, é uma das mais fortes do Brasil.

“O evento surgiu de uma necessidade de apresentar ao público excelentes bandas daqui que não tinham muito espaço. Felizmente, o público adotou o festival e comparecem sempre em um bom número, sinal de que esse projeto está mais do que aprovado. É rock and roll em sua essência”, relata.

Perin conta que as bandas presentes nesse evento representam o que há de melhor no cenário independente não só do Paraná, mas também do País. “O cast desse ano conta com muitas bandas boas. Das bandas de Curitiba, temos o Hotel Avenida, Pão de Hambúrguer, Diedrich e os Marlenes, Heitor e Banda Gentileza, Koti e os Penitentes, Liquespace, Ruído/mm, Mordida, Je Revê de Toi. E Nevilton, que vem de Umuarama. São bandas que produzem um som enérgico, inovador e que quem ainda não conhece certamente tem tudo para virar fã. De São Paulo, vem a Fellini, precursora das bandas alternativas do País, que surgiu na década de 80 e vai comemorar os 25 anos de carreira, a 3 Hombres, que também é uma das primeiras bandas indies do Brasil, e a Lestics, que vem chamando a atenção do público, assim como o Beto Só, de Brasília”, avalia.

A organizadora do festival acredita que parte do sucesso ao longo dos anos do evento reside no fato de Curitiba possuir uma cena musical muito forte. “Afirmo que possuímos um dos melhores meios musicais do mundo. Contamos com excelentes artistas que produzem os mais diversos sons. Às vezes entramos em períodos meio turbulentos, mas no geral o rock sempre foi forte na nossa cidade.”

A única reclamação de Perin é a falta de apoio para esses projetos culturais. Ela garante que conseguir patrocínio é muito complicado. “Se os empresários locais prestassem mais atenção, veriam que há um público rockeiro muito forte em Curitiba. Falta hábito para eles patrocinar esses eventos e, quando o fazem, é apenas para artistas de renome. Já tivemos muito mais festivais no passado, o que é uma pena. Falta apoio também do governo do Estado, que poderia criar um link com as grandes empresas para que eventos assim recebessem esse tipo de apoio”, afirma.

Antes do festival, acontece hoje um bate-papo com os produtores do evento no Teatro Universitário de Curitiba (TUC). Os shows acontecem no John Bull Music Hall, na Rua Engenheiro Rebouças, 1645. O ingresso custa R$ 10,00 + 1kg de alimento. As apresentações iniciam às 20h. Mais informações no site www.rockdeinverno.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário