quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Scream & Yell 2.0 - Festival El Mapa de Todos, 2013 (por equipe Scream & Yell 2.0)


"Na sequência, a mais poderosa experiência do festival. Os curitibanos ruído/mm costumam ser associados ao pós-rock, mas é mais justo dizer que seu show é “pós-vida” – afinal, o que você pode fazer depois de presenciar daquela intrincada e majestosa alternância entre silêncio, texturas delicadas e explosões épicas? Os acordes que saíam da guitarra de Ricardo Pill no começo da apresentação podiam até remeter ao Explosions In The Sky, mas logo a personalidade do quinteto se fez (oni)presente no Opinião.

Foi um dos raríssimos casos em que se pode usar o verbo “mesmerizar” sem medo de soar ridículo. Porque foi isso que o ruído fez com os presentes: Fernando Rosa, organizador do El Mapa de Todos, permaneceu na frente do palco com um sorriso beatífico, interrompendo-o apenas para chamar minha atenção para a audiência emudecida e embasbacada atrás dele.

Não se via ninguém mexendo em seus celulares ou mesmo disperso pela casa, admirando as belas paisagens e possibilidades. Ao final da segunda música, o guitarrista André Ramiro perguntou ao público: “vocês estão bem?”. Ele se referia puramente à experiência auditiva, mas a questão podia se aplicar ao sensorial e emocional. Teve até quem precisasse dar um tempo na área externa para processar o efeito que a música deles causa. A verdade é que muita droga boa não faz o que o ruído/mm faz."

Publicado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário