quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

ruído/mm na ilustrada - Folha de São Paulo

Curitiba vai pro inferno. Parece maldição do Zé do Caixão, mas é o nome do minifestival que reúne, nesta sexta-feira (9 de janeiro), quatro bandas da revigorada cena rock da capital paranaense.

Sabonetes, Heitor e Banda Gentileza e as excelentes ruído/mm (lê-se ruído por milímetro) e Copacabana Club são as bandas escaladas para o evento, que rola no clube Inferno (r. Augusta, 501, Consolação; SP; tel. 0/xx/11/3120-4140) a partir das 23h. Ingressos: de R$ 10 a R$ 15.

ruído/mm é um septeto formado em Curitiba há pouco mais de quatro anos. No palco, encontra-se teclado, quatro guitarras, contrabaixo, bateria e uma sanfona. A música é instrumental, alternando-se, basicamente, entre passagens lentas e delicadas e sequências ferozes e rápidas. Folk, psicodelia, rock, punk e pós-rock são termos que podem ser utilizados para classificar o que o ruído/mm faz. Ao retirar os vocais e focar na instrumentação, o grupo procura criar paisagens visuais e despertar sensações nos ouvintes (coisas comuns no rock instrumental). André Ramiro, um dos integrantes, explica a este blog: "A idéia do instrumental é trabalhar como cinema, como uma trilha sonora, dar ênfase na parte visual da música".

A banda já lançou dois EPs: "Série Cinza" e, o mais recente, "Praia", que contém o épico "Praieira". "Nossa idéia é nunca fazer um disco que dure mais de 40 minutos. Pra não cansar o ouvinte", avisa André.

Já o Copacabana Club é conhecido deste espaço. Assisti a um fantástico show deles na Funhouse, há alguns meses, em que a vocalista, a carismática Camila Cornelsen, terminou a apresentação gritando no meio do público. New wave, power-pop, Primal Scream, garage rock. Está tudo ali, como nas imediatas "Just do It" e "Come Back", que estão no primoroso EP "King of the Night".

O Copacabana Club (ô nominho feio...) está em estúdio gravando outras duas músicas, "Sex Sex Sex" e "Miss Melody". "Temos dez faixas prontas, que tocamos nos shows, e outras três que ainda não estão 100%", conta Camila. "Uma delas é uma balada romântica." Será a primeira faixa lenta gravada pelo quinteto. "Queremos fazer músicas que tenham alto astral. Talvez por isso nunca gravamos uma balada, pois todas ficavam muito tristes. Essa é a primeira que tem um clima para cima."

Os horários dos shows:

0h - ruído/mm;
1h - Heitor e Banda Gentileza;
2h - Sabonetes;
3h - Copacabana Club.

Escrito por Thiago Ney às 16h39

Nenhum comentário:

Postar um comentário