quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Weekly Album - ruído/mm "Rasura" (por equipe Álbum da Semana)


"Assistir ao show de lançamento de um álbum sem ouvir sequer uma música. Obter o lançamento físico em mãos antes mesmo de entrar no teatro onde será feito tal lançamento. Depositar confiança de que as expectativas serão satisfeitas e sentir paulatinamente elas serem suplantadas uma a uma. ruido/mm provou, no sábado passado, que isso tudo ainda faz parte de uma realidade possível em 2014.

Há um tempo atrás tive um sonho embriagante (embriagado?) em que o novo álbum da banda instrumental ruido/mm teria vocais. De certa forma, este sonho se materializou na noite mágica de 27/09/2014. Quando alguém da platéia, em um raro momento de descontração em meio à implosão sonora premente, gritou “aumenta o vocal”, embora sarcástica, tal solicitação fazia um certo sentido. E em alguns aspectos, rasura é o álbum ‘vocal’ do ruido/mm. As melodias estão mais presentes, as estruturas mais acessíveis, e a dinâmica rítmica de trabalhos anteriores foi trocada por uma dinâmica tonal, textural e de timbres. Faixas como Bandon, Eletrostática e Transibéria estão entre as mais belas já compostas pelo grupo e, por que não dizer, entre as mais belas canções do ano!

Rasura, que você pode baixar gratuitamente, é um álbum maduro de uma banda ainda jovem, mas que atinge uma complexidade notável ao mesmo tempo em que exibe uma tranquilidade muito natural. E assim o álbum nasce já como um dos melhores do ano (talvez o melhor, se pensarmos em lançamentos nacionais). O próximo passo é continuar a imersão auditiva desta obra-prima até a exaustão e ter todas as melodias “na ponta da língua” para os próximos shows da banda. ruido/mm prova em 2014 que isto também é possível."

Publicado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário