quarta-feira, 22 de maio de 2013

Floga-se - Vídeo: ruído/mm - Petit Pavé (por Fernando Augusto Lopes)


(...) "É possível que o espectador mais atento perceba a semelhança deste clipe pra um bem conhecido.

O novo vídeo do ruído/mm, “Petit Pavé”, lançado nesse dia 22 de maio de 2013 simultaneamente em vários sites, tem um parentesco visual bem próximo ao de “House Of Cards”, do Radiohead, como é possível lembrar aqui.

É algo compreensível, como se verá a seguir.

“Petit Pavé” tinha o desafio de, segundo o diretor e editor Fábio Allon, buscar “algo que dialogasse com a música num sentido mais atmosférico”. Parece óbvio, já que a música é atmosférica bastante pra induzir a esse raciocínio.

Mas “atmosférico” é um adjetivo um tanto complexo e amplo. Allon conseguiu fugir do óbvio, partindo pra “videodança” e pro uso de uma tecnologia nova por essas praias: “identificamos uma vontade comum de trabalhar as imagens num sentido sensorial, ora mais cerebral, ora mais catártico, seguindo as linhas e camadas instrumentais que vão se revelando e se sobrepondo durante sua duração. Nossa gama de referências pesquisadas foi bem ampla (desde vídeos de terror, imagens do espaço sideral captadas pela Nasa, testes de escanerização tridimensional de objetos, imagens de campos eletromagnéticos e semicondutores, etc)”.

Ele segue: “a partir destas pesquisas, (…) decidimos assumir o risco de mergulhar numa tecnologia até então não dominada por nenhum de nós: a captação de imagens via kinect (aquela câmera do videogame X-Box que, através de um sensor infravermelho faz uma varredura tridimensional do espaço e capta os movimentos do jogador). Usando um software livre desenvolvido por pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), captamos imagens de uma dançarina num ferro-velho e posteriormente as manipulamos num ambiente tridimensional, decompondo suas formas até que restassem apenas vestígios de sua presença”.

O resultado é fabuloso, belo por conta dos movimentos, mas macabro por conta das imagens que se formam nas linhas.

“Petit Pavé” faz parte do sensacional “Introdução À Cortina Do Sótão”, disco lançado em 2011 e é o segundo vídeo retirado do trabalho (o primeiro foi “Zarabatana”)." (...)

Publicado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário