sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mondo Bacana - Curitibanos celebram ótimo ano com um objetivo: não ter planos para o futuro (por Bianca Sobieray)



"Em 2011 eles lançaram novo disco, intitulado Introdução À Cortina Do Sótão, e figuraram em várias listas de melhores do ano. Isto tanto com o novo álbum quanto com os shows. Como no ano de qualquer pessoa (ou grupo) mudanças aconteceram: Ramiro foi de mala e cuia trabalhar no Rio de Janeiro.

Mas, se você está pensando que a distância enfraqueceu o laço entre os ruidosos curitibanos Ramiro, Farina, Panke, Pill e Liblik, se enganou. “Ouso dizer até que estamos mais produtivos desde que tivemos que começar a lidar com a distância. Conversamos diariamente pela internet e até elaboramos um esquema de composição online, para compartilharmos novos temas e complementarmos as ideias uns dos outros.”, afirmou Panke.

Ouvindo o disco, e lendo a entrevista concedida pelos integrantes por e-mail, é fácil perceber que toda a sintonia traduzida em música vem de um forte laço de amizade. Para se ter uma ideia, o novo trabalho vem sendo produzido desde 2008, ano de lançamento do então mais recente álbum, A Praia. E, segundo Ramiro, o novo disco é composto por “músicas que foram assimiladas pelos novos integrantes no decorrer destes três anos e que culminou na versão do disco. A criação do ruído baseia-se no consenso e na tentativa de rodar fumaça em torno de novas ideias, sempre!".

Para quem já acompanha o trabalho do quinteto vai mesmo perceber algumas mudanças em Introdução À Cortina do Sótão. Os próprios admitem estarem “menos barulhentos e enérgicos. Cada disco do ruído/mm tem sua história. Desta vez estamos num devaneio longo, onde a confusão das ideias ao mesmo tempo que te apavora, encanta.”. O resultado dessa construção foi um post-rock refinado, que faz o ouvinte mergulhar em seus pensamentos, gerando em cada pessoa uma impressão/emoção distinta.

Falando em post-rock, o gênero tem se multiplicado, inclusive em terras tupiniquins. Bandas e selos estão enveredando por esse caminho. Este é o caso do Sinewave, selo virtual que lançou Introdução... e do qual fazem parte bandas de estilos como este rock instrumental, o noise rock, o shoegaze e outros não muito convencionais. No total, 55 bandas fazem parte do selo, que também é responsável pelo Sinewave Festival, realizado periodicamente em capitais como São Paulo e Curitiba. “Sinewave é uma netlabel de malucos que acreditam que outros malucos são os malucos certos para fazer maluquices juntos. Então, tudo a ver conosco.”, define Ramiro.

Com a presença maciça em muitas listas de melhores do ano, o ruído/mm fecha 2011 com um único plano para o futuro: não ter planos. E, pensando bem, isto tem muito a ver com eles mesmo."

Publicado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário